A retinotomia de relaxamento é uma técnica cirúrgica estabelecida na cirurgia vitreorretinal para a tração perirretinal e o encurtamento retinal que não permite que a retina se acomode. A tração similar na membrana de Descemet após inflamação ou fibrose ou após a membrana de Descemet ficar presa em uma incisão ou sutura pode causar o descolamento firme da membrana de Descemet em comparação com a membrana de Descemet que é retirada e separada do estroma superior, como visto após a facoemulsificação.
Injetar ar ou gás de ação prolongada na câmara anterior em um olho com descolamento firme da membrana de Descemet não fará com que a membrana fique de frente para o estroma corneano devido ao encurtamento. A Dra. Jacob iniciou uma técnica chamada de descemetotomia de relaxamento com base em um princípio similar à retinotomia de relaxamento como uma solução para esse cenário.
O descolamento da membrana de Descemet firme pode ser causado por inflamação na membrana de Descemet, o que resulta em fibrose e na consequente contração, causando a separação da membrana de Descemet do estroma superior; a encarceração secundária da membrana de Descemet em um processo inflamatório, por exemplo, na sinequia anterior periférica ou dentro da junção enxerto-receptor ou a encarceração secundária em uma incisão/sutura com contração subsequente. Um descolamento duradouro da membrana de Descemet pode às vezes aderir ao conteúdo intraocular com fibrose secundária, transformando-se em um descolamento firme da membrana de Descemet.
